DSpace Repository

AS CARAVANAS DE HUMBERTO TEIXEIRA: política de divulgação internacional da música brasileira nas décadas de 1950 e 1960.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.author Zajdsznajder, Enzo Schilirò
dc.date.accessioned 2025-09-17T18:53:12Z
dc.date.available 2025-09-17T18:53:12Z
dc.date.issued 2025-02-14
dc.identifier.citation Zajdsznajder, Enzo Schilirò. AS CARAVANAS DE HUMBERTO TEIXEIRA: política de divulgação internacional da música brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14708
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title AS CARAVANAS DE HUMBERTO TEIXEIRA: política de divulgação internacional da música brasileira nas décadas de 1950 e 1960. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires
dc.contributor.referee Basile, Lucila Pereira da Silva
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Humberto Teixeira Law pt_BR
dc.subject.en Caravans pt_BR
dc.subject.en Humberto Teixeira pt_BR
dc.subject.en International Promotion of Brazilian Music pt_BR
dc.subject.en Brazilian Popular Music pt_BR
dc.description.abstracten The caravans of the Humberto Teixeira Law were international expeditions held annually between 1958 and 1964 with the aim of promoting Brazilian music abroad. The initiative began after composer Humberto Teixeira (1915-1979) took office as a parliament member. In 1956, while working on initiatives to promote the internationalization of baião, Teixeira, as a parliament member, managed to approve his bill 1544/1956, in which federal funds were used to disseminate Brazilian music abroad. One of these initiatives was the caravans, which each year brought a new group of musicians and dancers to perform, primarily in European countries, but also in the Middle East and the Americas. In each edition, records were produced in Brazil and, at least in some cases, also abroad. These albums were transported on trips to be sold in the visited countries. The compilation and analysis of this discography played a prominent role in the research, with the records serving as a valuable source of information about each edition. Our goal with this study was to recover the history of this event and analyze it from a musicological theoretical perspective. Ulhôa's (1997) theoretical framework introduced the Bourdieu reference used by the musicologist into the research. Another important contribution came from works in ethnomusicology, such as Sandroni (2001), Bastos (2005), and García (2011). Much of the information about the history of the event came from books such as those by Saroldi and Moreira (1988), Tinhorão (1991, 2015), Albin (2006), and Barreto (2011). The Enciclopédia da Música Brasileira (Marcondes, 1977) was also a significant contribution. Other materials used included periodicals, obtained through research in the Hemeroteca Digital database of the Brazilian National Library Foundation, with a focus on articles from the newspaper O Semanário and the magazine O Cruzeiro. We also accessed editions of the Boletim Social da UBC (from research in the Ceará Image and Sound Museum archive), one of which reproduced the full text of bill 1544/1956. We were also able to engage with the impressions of the caravans shared by Humberto Teixeira himself, from a statement he gave to journalist and researcher Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) in 1977. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As caravanas da Lei Humberto Teixeira foram expedições internacionais realizadas anualmente entre 1958 e 1964 com a finalidade de divulgação internacional da música brasileira. A iniciativa teve início após o compositor Humberto Teixeira (1915-1979) assumir mandato como deputado federal. Em 1956, enquanto atuava em iniciativas para a promoção internacional do baião, o então deputado apresentou o projeto de lei 1544/1956, que foi aprovado em 1958 e determinou a destinação de verba federal para iniciativas de difusão da música brasileira no exterior. Uma dessas iniciativas foram as caravanas, que a cada ano levavam um novo agrupamento de músicos e dançarinos para realizarem apresentações, sobretudo em países europeus, mas também do Oriente Médio e da América. Em cada edição foram produzidos discos no Brasil e, ao menos em alguns casos, também no exterior. Os álbuns eram levados nas viagens e comercializados nos países visitados. O levantamento e a análise dessa discografia ocuparam um lugar de destaque na pesquisa, tendo inclusive os discos servido como uma relevante fonte de informações sobre cada edição. Nosso objetivo com este estudo foi resgatar a história desse evento e analisá-lo a partir da perspectiva teórica da musicologia. O aporte de Ulhôa (1997) trouxe à pesquisa o referencial teórico de Bourdieu utilizado pela musicóloga. Outra contribuição importante parte de obras da etnomusicologia, como Sandroni (2001), Bastos (2005) e García (2011). Muitas informações sobre a história do evento vieram de livros como os de Saroldi e Moreira (1988), Tinhorão (1991, 2015), Albin 2006 e Barreto (2011). Em muito contribuiu também a Enciclopédia da Música Brasileira (Marcondes, 1977). Outro material utilizado foram os periódicos, obtidos a partir de pesquisa no banco de dados da Hemeroteca Digital, da Fundação Biblioteca Nacional, com destaque para reportagens do jornal O Semanário e da revista O Cruzeiro. Acessamos também edições do periódico Boletim Social da UBC (a partir de pesquisa no acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará), tendo uma delas reproduzido na íntegra o texto do projeto de lei 1544/1956. Pudemos ainda dialogar com as impressões sobre as caravanas relatadas pelo próprio Humberto Teixeira, a partir de depoimento que o compositor concedeu ao jornalista e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) em 1977. pt_BR
dc.subject.pt Lei Humberto Teixeira pt_BR
dc.subject.pt Caravanas pt_BR
dc.subject.pt Humberto Teixeira pt_BR
dc.subject.pt Divulgação internacional da música brasileira pt_BR
dc.subject.pt Música popular brasileira pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|