| dc.contributor.advisor |
Manhães, Luciana Ribeiro Trajano |
|
| dc.contributor.author |
Nascimento, Juliana Rodrigues |
|
| dc.date.accessioned |
2025-10-14T18:40:16Z |
|
| dc.date.available |
2025-10-14T18:40:16Z |
|
| dc.date.issued |
2025-08-04 |
|
| dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Juliana Rodrigues. O potencial do Instagram como ferramenta para influenciar sobre educação alimentar e nutricional para crianças. 2025. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
| dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14728 |
|
| dc.description |
n/a |
pt_BR |
| dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
| dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
| dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
| dc.title |
O potencial do Instagram como ferramenta para influenciar sobre educação alimentar e nutricional para crianças |
pt_BR |
| dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
| dc.contributor.referee |
Manhães, Luciana Ribeiro Trajano |
|
| dc.contributor.referee |
Ferreira, Marcelo Castanheira |
|
| dc.contributor.referee |
Esperança, Victor Jonas da Rocha |
|
| dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
| dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
| dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
| dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
| dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
| dc.subject.en |
Social media |
pt_BR |
| dc.subject.en |
Food and nutrition education |
pt_BR |
| dc.subject.en |
Children |
pt_BR |
| dc.description.abstracten |
Social media has evolved from simple connection sites to global communication and influence tools, most notably Instagram. Launched in 2010, this platform has become one of the most widely used in Brazil and worldwide due to its visual appeal and interactive features. With sophisticated algorithms, it has become strategic for areas such as education, marketing, entertainment, and health promotion. During the COVID-19 pandemic, the outreach project NutriAção 3 a project to encourage nutrition and healthy eating in communities 3 had its in-person activities interrupted by social isolation. In April 2020, the @nutriacao.unirio Instagram page was created to promote Food and Nutrition Education (EAN) concepts online, aimed at developing good eating habits for children. This study aims to analyze the use of Instagram as a tool to influence parents and guardians about EAN for children. This descriptive study characterized and analyzed the Instagram account's profile based on metrics from the "Insights" tool between April 1 and June 1, 2025. The profile had 2,019 followers and 444 posts, 98.8% of whom were Brazilian, 49.6% of whom resided in Rio de Janeiro. The predominant age group was 25 to 34 years old (38.6%), with a predominance of females (85.1%). The peak times were 12 p.m. and 6 p.m. The profile received 63,290 views, with a highlight on the reels format, especially the content "chocolate for children," which received 4,218 views. Interactions totaled 1,185. Since the profile's creation, there has been exponential growth: in 2020/2, 10 pieces of content were published; In the first half of 2025, this number reached 62, the highest ever recorded. Engagement with the content expanded the reach of posts and fostered engagement with the target audience. Thus, Instagram has proven to be a potential tool for promoting more conscious and healthy eating habits by influencing parents and guardians through EAN. |
pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
| dc.description.abstractpt |
As redes sociais evoluíram de simples sites de conexão para ferramentas globais de comunicação e influência, com destaque para o Instagram. Lançada em 2010, essa plataforma tornou-se uma das mais utilizadas no Brasil e no mundo, devido ao seu apelo visual e recursos interativos. Com algoritmos sofisticados, passou a ser estratégica para áreas como educação, marketing, entretenimento e promoção da saúde. Durante a pandemia da COVID-19, o projeto de extensão NutriAção 3 Projeto de incentivo à nutrição e alimentação saudável nas comunidades teve suas atividades presenciais interrompidas pelo isolamento social. Em abril de 2020, criou-se a página @nutriacao.unirio no Instagram, com o objetivo de promover conceitos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), de forma online, voltados à formação de bons hábitos alimentares para crianças. Este trabalho tem
como objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta para influenciar pais e responsáveis sobre EAN infantil. Trata-se de um estudo descritivo, que caracterizou e analisou o perfil da conta do Instagram com base nas métricas da ferramenta <Insights=, entre 1o de abril e 1o de junho de 2025. O perfil contou com 2.018 seguidores e 448 publicações, sendo 98,8% brasileiros, dos quais 49,6% residentes no Rio de Janeiro. A faixa etária predominante foi de 25 a 34 anos (38,6%), com predominância do gênero feminino (85,1%). Os horários de maior acesso foram às 12h e 18h. O perfil recebeu 63.290 visualizações, tendo como destaque o formato reels, especialmente o conteúdo <chocolate para crianças=, que obteve 4.218 visualizações. As interações totalizaram 1.185. Desde a criação do perfil, houve crescimento exponencial: em 2020/2, foram publicados 10 conteúdos; no primeiro semestre de 2025, esse número chegou a 62, o maior já registrado. A interação com o conteúdo ampliou o alcance das publicações e favoreceu o engajamento do público-alvo. Dessa forma, o Instagram mostrou-se uma ferramenta potencial para promover hábitos alimentares mais conscientes e saudáveis, ao influenciar pais e responsáveis por meio da EAN. |
pt_BR |
| dc.subject.pt |
Redes sociais |
pt_BR |
| dc.subject.pt |
Instagram |
pt_BR |
| dc.subject.pt |
Educação alimentar e nutricional |
pt_BR |
| dc.degree.course |
Bacharelado em Nutrição |
pt_BR |
| dc.degree.college |
Escola de Nutrição |
pt_BR |