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As práticas pedagógicas desenvolvidas no cárcere no cenário brasileiro: uma análise das produções teóricas dos anos 2000

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dc.contributor.advisor Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.author Gamboa, Lorena Virissimo
dc.date.accessioned 2025-10-16T14:04:07Z
dc.date.available 2025-10-16T14:04:07Z
dc.date.issued 2025-02-25
dc.identifier.citation GAMBOA, Lorena Virissimo. As práticas pedagógicas desenvolvidas no cárcere no cenário brasileiro: uma análise das produções teóricas dos anos 2000. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14737
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title As práticas pedagógicas desenvolvidas no cárcere no cenário brasileiro: uma análise das produções teóricas dos anos 2000 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Vianna, Glaucia Regina
dc.contributor.referee Kornalewski, Alex
dc.contributor.referee Braz, José Mauro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Prison pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Pedagogical practices pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation has as object of study the pedagogical practices built in prison throughout the 2000s that were developed in the modality of Youth and Adult Education (EJA) in prisons in Brazil. Thus, the general objective was to analyze these practices and problematize what they represented, whether they are a method of control for deviant bodies (FOUCAULT,1999), or if the construction of these practices are means of creation of memory and affirmation of subjectivity. To answer these questions, we used as methodology the qualitative research through systematic literature review of journals found on the CAPES website, relating them to the mapping of Brazilian educational policies created in the 1980s and 1990s and how they were later reflected in education within prisons. We also articulate the current legislation with data collected from the National Criminal Information System (SISDEPEN) and the School Census. In total, three researches were found as considered pedagogical practices within the prison, that of Cavalcante (2011), Carvalho (2016) and Giongo (2021), which proved to be useful to explain this concept, because these pedagogical actions are built on intentionality (FRANCO, 2016) The New York Times. Moreover, the analysis of these materials allowed to observe that education crosses a thin line between discipline and resistance, creation and cancellation, memory and forgetting. However, learning strategies based on dialogue, emancipation and awareness of the world of the distressed were found. The school from these researches, showed itself a fertile space for the creation and re-meaning of memories, because the pedagogical practices produced unrepresentable signs and memories, built in the "affects" obtained from the experiences (GONDAR, 2016). pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas construídas no cárcere ao longo dos anos 2000 que foram desenvolvidas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prisões do Brasil. Com isso, o objetivo geral consistiu em analisar essas práticas e problematizar o que elas representavam, se elas são um método de controle para os corpos desviantes (FOUCAULT, 1999), ou se a construção destas práticas são meios de criação da memória e afirmação da subjetividade. Para responder tais questionamentos, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa através da revisão sistemática de literatura dos periódicos encontrados no site da CAPES, relacionando-os com o mapeamento das políticas educacionais brasileiras criadas nos anos de 1980 e 1990 e como elas se refletiram posteriormente na educação dentro das prisões. Articulamos também a legislação vigente com os dados coletados do Sistema Nacional de Informações Penais (SISDEPEN) e com o Censo Escolar. Ao total foram encontradas três pesquisas conceituadas como práticas pedagógicas dentro do cárcere, a de Cavalcante (2011), Carvalho (2016) e Giongo (2021), que se mostraram proveitosas para explicar este conceito, pois, estas ações pedagógicas se constroem na intencionalidade (FRANCO, 2016). Ademais, a análise destes materiais permitiu observar que a educação transita uma linha tênue entra disciplina e resistência, criação e anulação, memória e esquecimento. No entanto, foram encontradas estratégias de aprendizado baseadas no diálogo, na emancipação e conscientização de mundo dos apenados. A escola a partir destas pesquisas, se mostrou um espaço fecundo para a criação e ressignificação das memórias, pois as práticas pedagógicas produziram signos e memórias irrepresentáveis, construídas nos "afetamentos" obtidos a partir das experiências (GONDAR, 2016). pt_BR
dc.subject.pt Prisão pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR


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