dc.contributor.advisor |
Rosa, Daniele Achilles Dutra da |
|
dc.contributor.author |
Valim, André Luiz da costa Valim |
|
dc.date.accessioned |
2025-10-16T14:04:35Z |
|
dc.date.available |
2025-10-16T14:04:35Z |
|
dc.date.issued |
2025-03-27 |
|
dc.identifier.citation |
VALIM, André Luiz da costa Valim. Vendo memórias em “sala de aula”: a performance-narração como prática educativa de produção de experiências estéticas e de resistência para professores. 2025. 149 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14738 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vendo memórias em “sala de aula”: a performance-narração como prática educativa de produção de experiências estéticas e de resistência para professores |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rosa, Daniele Achilles Dutra da |
|
dc.contributor.referee |
Hildenbrand, Johanna Gondar |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Viviane Merlim |
|
dc.contributor.referee |
Sousa, Manoel Alexandre Silvestre Friques de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Adriana Barbosa da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Resistance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narrative |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to understand the possibilities of Contemporary Art and narrative in the construction of aesthetic experiences that reaffirm the school as the place of experience and the construction of memory, and as a mode of resistance to the dynamics of neoliberalism in education. Faced with a neoliberal model of education, where teaching is geared towards training that meets the interests of the market, thinking of the student as a workforce to be prepared, Art can undertake new ways of thinking, resisting and transforming pedagogical practice. To this end, the research develops studies on neoliberal education, social memory and experience, combined with studies on contemporary art and performance, and proposes the development of a critical-creative process based on the memories of teachers from the Vila Costa Monteiro Municipal School (Niterói/RJ), narrating their experiences in the classroom when they were students. The method adopted is a bibliographical review, a description of the process of collecting, editing and assembling the student-teachers' memories, ending with a quantitative survey of the teachers interviewed and the public present at the presentation of the scenic-narrative result on the applicability of the method described. The research shows that the memories evoked by the teachers go against the pedagogical practice defined by a neoliberal doctrine. It also shows how artistic practice can act as a complex form of thinking and learning. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de atuação da Arte
Contemporânea e da narrativa nas construções de experiências estéticas que reafirmem a escola como o lugar da experiência e da construção da memória, e em modo de resistência à dinâmica do neoliberalismo na educação. Diante de um modelo de educação neoliberal, onde o ensino se volta para uma formação que atenda aos interesses do mercado, pensando o estudante como uma mão de obra a ser preparada, a Arte pode empreender novas formas de pensar, resistir e transformar a
prática pedagógica. Para isso, a pesquisa desenvolve estudos sobre a Educação
neoliberal, Memória Social e experiência, aliados aos estudos sobre Arte
Contemporânea e performance, e propõe a elaboração de um processo crítico-criativo
pautado nas memórias dos professores da Escola Municipal Vila Costa Monteiro (Niterói/ RJ), narrando suas experiências em sala de aula, no período em que eram estudantes. Adotam-se metodologias de revisão bibliográfica, de descrição do
processo de coleta, edição e montagem das memórias dos professores-estudantes,
encerrando com um levantamento quantitativo junto aos professores entrevistados e
ao público presente na apresentação do resultado cênico-narrativo sobre a aplicabilidade do método descrito. A pesquisa observa que as memórias evocadas pelos professores vão de encontro à prática pedagógica definida por uma doutrina neoliberal. Além disso, demonstra como a prática artística pode atuar como uma forma complexa de pensamento e de aprendizado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resistência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativa |
pt_BR |