dc.contributor.advisor |
Mello, Adriana Russi Tavares de |
|
dc.contributor.author |
Rocha, Juliana Bride de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2025-10-16T14:06:43Z |
|
dc.date.available |
2025-10-16T14:06:43Z |
|
dc.date.issued |
2025-03-28 |
|
dc.identifier.citation |
ROCHA, Juliana Bride de Souza. O ensino de preservação no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (1910 e 1960). 2025. 252f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14741 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de preservação no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (1910 e 1960) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of preservation in the Library Science Program at the National Library (1910-1960) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Slaibi, Thais Helena de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Juliana Bride de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Mello, Adriana Russi Tavares de |
|
dc.contributor.referee |
Rosa, Daniele Achilles Dutra da |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Carlos Henrique Juvêncio da |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Eliezer Pires da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Library Science Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
National Library of Brazil |
pt_BR |
dc.subject.en |
Preservation Practices |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collective Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archival Traces |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research proposes a close examination of the memories surrounding the teaching
of preservation in Brazil9s first Library Science program, offered by the National Library
between the 1910s and the 1960s. Rooted in the field of Social Memory, this analysis
views memory as a social phenomenon, collectively constructed over time and
characterized by a dynamic, mutable, and selective nature, as suggested by
sociologist Maurice Halbwachs (2006). In examining the teaching of preservation
within the National Library9s program, the selective nature of memory became
particularly evident, revealing numerous gaps that have affected the remembrance of
this education. Consequently, the research focused on mapping, investigating, and
interpreting the traces and imprints left by this instruction, often accessible only through
what Pierre Nora (1993) describes as indirect sources. In seeking to fill the gaps left
by the early stages of librarian education in Brazil, it became necessary to look beyond
the pedagogical approaches adopted during those decades. Therefore, the study
concentrated on understanding the directions outlined for preservation education in
light of the changes that occurred within the program. In doing so, this research not
only documents an important period in the history of Library Science in Brazil but also
emphasizes the significance of preservation as a fundamental pillar of library practice
and as a key element in constructing the professional identity of Brazilian librarians. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa propõe um olhar atento para as memórias do ensino de preservação
no primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil, que foi oferecido pela Biblioteca Nacional entre as décadas de 1910 e 1960. Ao nascer no campo da Memória Social, esta análise entende que a memória é um fenômeno social construído coletivamente ao longo do tempo, sendo sua natureza dinâmica, mutável e seletiva, como sugere o sociólogo Maurice Halbwachs (2006). Ao examinar o ensino de preservação no curso da Biblioteca Nacional, a seletividade da memória revelou-se de forma significativa, expondo as diversas lacunas que acometiam a memória deste ensino. Deste modo, esta pesquisa condicionou-se a mapear, investigar e interpretar as pegadas e rastros deixados por este ensino que, por muitas vezes, se deram através do que Pierre Nora (1993) entende por fontes indiretas. A fim de preencher os hiatos deixados por este ensino, no embrião de formação de bibliotecários do país, se mostrou necessário observar para além das abordagens pedagógicas adotadas durante essas décadas.
Sendo assim, a pesquisa empenhou-se em compreender os rumos que foram sendo
traçados para este ensino, mediante as mudanças ocorridas neste curso. Portanto,
essa pesquisa não apenas documenta um período importante da história da Biblioteconomia no Brasil, mas também destaca a relevância da preservação como
um pilar fundamental da prática biblioteconômica e da construção de uma identidade
profissional para os bibliotecários brasileiros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Curso de Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca Nacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Preservação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vestígios |
pt_BR |