DSpace Repository

O ensino de preservação no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (1910 e 1960)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mello, Adriana Russi Tavares de
dc.contributor.author Rocha, Juliana Bride de Souza
dc.date.accessioned 2025-10-16T14:06:43Z
dc.date.available 2025-10-16T14:06:43Z
dc.date.issued 2025-03-28
dc.identifier.citation ROCHA, Juliana Bride de Souza. O ensino de preservação no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (1910 e 1960). 2025. 252f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14741
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino de preservação no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (1910 e 1960) pt_BR
dc.title.alternative The teaching of preservation in the Library Science Program at the National Library (1910-1960) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Slaibi, Thais Helena de Almeida
dc.contributor.referee Rocha, Juliana Bride de Souza
dc.contributor.referee Mello, Adriana Russi Tavares de
dc.contributor.referee Rosa, Daniele Achilles Dutra da
dc.contributor.referee Silva, Carlos Henrique Juvêncio da
dc.contributor.referee Silva, Eliezer Pires da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Library Science Education pt_BR
dc.subject.en National Library of Brazil pt_BR
dc.subject.en Preservation Practices pt_BR
dc.subject.en Collective Memory pt_BR
dc.subject.en Archival Traces pt_BR
dc.description.abstracten This research proposes a close examination of the memories surrounding the teaching of preservation in Brazil9s first Library Science program, offered by the National Library between the 1910s and the 1960s. Rooted in the field of Social Memory, this analysis views memory as a social phenomenon, collectively constructed over time and characterized by a dynamic, mutable, and selective nature, as suggested by sociologist Maurice Halbwachs (2006). In examining the teaching of preservation within the National Library9s program, the selective nature of memory became particularly evident, revealing numerous gaps that have affected the remembrance of this education. Consequently, the research focused on mapping, investigating, and interpreting the traces and imprints left by this instruction, often accessible only through what Pierre Nora (1993) describes as indirect sources. In seeking to fill the gaps left by the early stages of librarian education in Brazil, it became necessary to look beyond the pedagogical approaches adopted during those decades. Therefore, the study concentrated on understanding the directions outlined for preservation education in light of the changes that occurred within the program. In doing so, this research not only documents an important period in the history of Library Science in Brazil but also emphasizes the significance of preservation as a fundamental pillar of library practice and as a key element in constructing the professional identity of Brazilian librarians. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa propõe um olhar atento para as memórias do ensino de preservação no primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil, que foi oferecido pela Biblioteca Nacional entre as décadas de 1910 e 1960. Ao nascer no campo da Memória Social, esta análise entende que a memória é um fenômeno social construído coletivamente ao longo do tempo, sendo sua natureza dinâmica, mutável e seletiva, como sugere o sociólogo Maurice Halbwachs (2006). Ao examinar o ensino de preservação no curso da Biblioteca Nacional, a seletividade da memória revelou-se de forma significativa, expondo as diversas lacunas que acometiam a memória deste ensino. Deste modo, esta pesquisa condicionou-se a mapear, investigar e interpretar as pegadas e rastros deixados por este ensino que, por muitas vezes, se deram através do que Pierre Nora (1993) entende por fontes indiretas. A fim de preencher os hiatos deixados por este ensino, no embrião de formação de bibliotecários do país, se mostrou necessário observar para além das abordagens pedagógicas adotadas durante essas décadas. Sendo assim, a pesquisa empenhou-se em compreender os rumos que foram sendo traçados para este ensino, mediante as mudanças ocorridas neste curso. Portanto, essa pesquisa não apenas documenta um período importante da história da Biblioteconomia no Brasil, mas também destaca a relevância da preservação como um pilar fundamental da prática biblioteconômica e da construção de uma identidade profissional para os bibliotecários brasileiros. pt_BR
dc.subject.pt Curso de Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca Nacional pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Preservação pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Vestígios pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|